CULTURAS E TRADIÇÕES DA ILHA DE ATAÚRO
Timor-Leste é um país situado no sudeste asiático e é banhado pelas águas do Oceano Índico. Tem como países vizinhos a Indonésia e a Austrália. É um país muito jovem, pois teve a sua independência em 2002. Mesmo sendo um país recente, ainda tem uma cultura e tradição fortemente ligado aos hábitos ancestrais.
Da Lenda do Crocodilo até as cerimônias rituais, a vida e os costumes para os timorenses é uma reflexão da Natureza. Formalidades como os ritos de consagração de “uma lisan” ( casas sagradas ), os ritos agrícolas como “Sau Batar e Sau Hare”, as cerimônias de luto e desluto, os casamentos tradicionais e entre outras, são exemplos dos vários costumes que se realizam em Timor. Estes costumes variam de região em região, adaptando-se às necessidades de cada Município.
A ilha de Ataúro tem os seus próprios costumes e tradições, diferentes de outras partes do munícipio.
Medicina Tradicional
Quase todas as aldeias de Timor-Leste, principalmente nas regiões montanhosas, que estão longe de hospitais. Assim, a população depende muito de medicamentos tradicionais feitos de plantas.
O uso de medicamentos “tradicionais” são resultados de longos séculos do uso dos mesmos, muitas pessoas ainda acreditam mais neste tipo de medicina que do hospital.
Tais
Ataúro é a única região em Timor-Leste onde o tais é feito por folhas de palma em vez de fios de algodão. Este tecido característico da ilha é principalmente usado no suco de Makadade e é chamado “Rapin Hirik”.
Fotografias tiradas na loja “Boneca de Ataúro”
Como os outros trajes tradicionais timorenses, o “rapin hirik” é usado em várias atividades, como as danças, eventos musicais e muitos mais.
Bonecas de Ataúro
Além do “rapin hirik”, Ataúro tem outro produto têxtil característico que é a Boneca de Ataúro. Estas bonecas são feitas pelas mulheres da ilha e representam os homens e as mulheres de Timor-Leste!
Fotografias tiradas na loja “Boneca de Ataúro”
Instrumentos musicais tradicionais
Existe um conjunto de instrumentos usados tradicionalmente, em Ataúro, cada um com características que os diferenciam dos outros. O instrumento mais famosa da ilha é o “rama”.
RAMA
O “rama” é um instrumento de sopro, tocado, num ritmo suave e lento, quando são feitos os trabalhos do campo e tocado em ritmo acelerado para acompanhar danças, como o “tebe-dai”.